Olivia Bandeira de Melo
Resumo da obra :Este artigo apresenta, com base em resultados de pesquisas feitas por estudiosos, a importância de uma metodologia de ensino através de planeamento, como alternativa para ajudar a introdução das novas Tecnologias da Informação e da comunicação na Educação. Pretendemos ressaltar que a incorporação de novas tecnologias na Escola vai muito para além da compra de equipamentos, como TV e computadores, mas também exige planeamento com qualidade e, sobretudo, a conscientização de que as tecnologias invadem o nosso cotidiano e que os educadores necessitam de metodologias que favoreçam o uso natural e transparente de tais tecnologias como recursos ricos e aliados da aprendizagem.Relataremos aqui o uso da Internet como um recurso facilitador para o desenvolvimento de pesquisas, entre outras possibilidades e desafios, provocando mudança no processo ensino-aprendizagem.
As TICs como metodologia pedagógica.
Jesús Martins-Barbeiro
Resumo da obra: O texto do filósofo e assessor do Instituto de Estudos sobre Culturas e Comunicação da Universidade Nacional (Colômbia), Jesús Martín Barbero, fala sobre os desafios que as novas tecnologias da Comunicação geram para a Educação. Segundo o autor, essas dificuldades não podem ser deixadas de lado caso se queira construir uma cidadania.
O artigo apresenta os questionamentos que o autor faz sobre a falta de entendimento da formulação de políticas na Colômbia, sobre como a Comunicação pode atuar frente aos desafios que a Educação tem de enfrentar para a formação de cidadãos que sejam livres e capazes de se representarem de forma autônoma na sociedade. Ele discute os empecilhos e a incapacidade de a escola alterar sua relação com a produção e aquisição de conhecimento. O modelo de comunicação predominante na escola é vertical e autoritário na relação entre professores e alunos, e linear sequencial na forma de aprendizagem,. Dessa forma, impede-se que se abra de maneira a enriquecer com novas linguagens dos meios de comunicação. Ele também descarta a mera aquisição de equipamentos e tecnologias, por parte da escola, para a transposição ilustrativa dos conteúdos.Salienta que a escola precisa alterar suas formas de relacionamento com os jovens, com o conhecimento e com o conjunto da sociedade. Essas mudanças comportam entender a centralidade dos processos de comunicação - ao que denominou ecossistema comunicativo - para capacitar o jovem para uma mentalidade crítica, fazendo-o ler o mundo de maneira cidadã.
Os desafios culturais da comunicação a educação
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